NOSSA HISTÓRIA

1º de maio de 1930....

...neste dia, Leopoldo Geyer funda em Porto Alegre um clube esportivo para os funcionários da Casa Masson, da qual era proprietário. Leopoldo escolheu esta data justamente para fazer referência a fundação da própria Masson, em 1º de maio de 1871. A sede do Clube localizava-se numa das salas da empresa, na rua dos Andradas esquina com a rua Marechal Floriano, destinada a tratar apenas os assuntos da agremiação. O nome escolhido para entidade foi Massinjóia, a semente do hoje Iate Clube Guaíba. Em 1940 foi aprovado pelo Conselho Deliberativo a possibilidade de admitir como sócios pessoas que não pertenciam ao quadro de funcionários da Casa Masson. Neste mesmo ano Leopoldo Geyer ofereceu uma sede náutica para o grêmio, localizado na Av. Guaíba 866..

O ingresso como sócio do grêmio de um grande entusiasta do esporte da vela, Jorge Geyer, filho de Leopoldo, propiciou o incremento do clube náutico dentro da agremiação, que em fevereiro de 1942 foi transferida para perto do fim da linha do bonde República, na Av. Praia de Belas, n.º 2198, entre as rua Costa e Barbedo.

Em 18 de maio de 1946, ficou resolvida a alteração do nome do clube para Iate Clube Guaíba.

Com a regularização da Av. Praia de Belas o acesso à água ficou dificultado. Tornava-se necessário nova sede. Em julho de 1958 foi solicitada a doação de um terreno na baía do Cristal, cuja concessão foi obtida em 1960, através da lei municipal 2080.

As obras para a construção dos molhes foram iniciadas em 1980, sendo concluídas em 1983.

 

ESTRUTURA

 

PARA O SÓCIO

Restaurante, Galpão Crioulo, Salão Principal, Salão de Festas, Churrasqueiras ao Ar Livre, Piscina Adulto, Piscina Infantil, Praia Particular, Playground Infântil, Estacionamento, Área Verde, Espaço Bilhar;

PARA O BARCO

5 Trapiches, 2 Trapiches Flutuantes, 2 Hangares de Lanchas, 1 Hangar de Hidroavião, 1 Hangar para Monotipos, Box, 7 Oficinas Náuticas, 1 Guincho até 20 t, 1 Barco de Resgate, 9 Barcos de Apoio, Vigilância 24hs, Sistema de Monitoramento, 3 Rampas, 222 Vagas Molhadas, 60 Vagas para Lanchas;


 

INSTITUCIONAL

COMODORIA BIÊNIO 2016/2018

NOME | CARGO 
VANDERLEI V WACHHOLZ | COMODORO
ROBERTO ARAÚJO DOS SANTOS | VICE-COMODORO ADM.
MASATO TONE | VICE-COMODORO PATRIM.
LUIS FERNANDO DA SILVEIRA | VICE-COMODORO ESPORTIVO