MENINAS GANHARAM FESTA DOS SONHOS NA TARDE DESTE DOMINGO NO ICG

Fonte: gauchazh –

Instituto do Câncer Infantil realiza festa de debutante para pacientes. Ação do Setembro Dourado celebrou a vida de 13 pacientes do Instituto do Câncer Infantil.

Meninas ganharam festa dos sonhos na tarde deste domingo – Omar Freitas / Agencia RBS

Treze pacientes do Instituto do Câncer Infantil (ICI) viveram um dia de princesa e ganharam uma festa à altura da sua coragem de enfrentar a doença. A comemoração pelos 15 anos ocorreu no Iate Clube na tarde deste domingo (29) e é uma parceira que se repete há três anos entre o ICI e o fotógrafo e voluntário, Dionathan Santos. A ação integra a campanha Setembro Dourado, mês de conscientização ao câncer infantojuvenil.

Após enfrentar um tumor na tíbia – um osso da perna – Luisi Caroline Beco Jardim, 15 anos, de Alvorada, comemora a conquista de movimentos banais que perdeu ao longo de um ano e meio de tratamento. Neste período, ficou sem caminhar e não conseguia sorrir porque, com a quimioterapia, perdia a mucosa da boca.

– Quando comecei o tratamento não tinha ideia do que iria enfrentar. Então conseguir colocar um vestido, voltar a sorrir e ter meu cabelo de volta são coisas muito importantes. Estar aqui é muito bom para celebrar a vida. A minha vitória – comemora a jovem que completou 15 anos em janeiro.

Luisi enfrentou um câncer na tíbia – Samantha Alencar / Equipe Dionathan Santos

Curada da doença há dois anos, ela diz que hoje vê a vida de outro modo: é uma menina mais positiva e ensina os amigos a não se chatearem por bobagens:

– Aprendi que tudo passa e que todos passam por dificuldade – avalia que durante o tratamento dependia dos pais até para ir ao banheiro e hoje leva uma vida normal.

Neste domingo, Luisi realizou o sonho do avô, Jorge, 71 anos, de dançar a valsa com a neta, momento que ambos ensaiavam desde que a menina era criança.

– É bonito ver o carinho com que eles preparam tudo pensando na gente.

Festa foi feita graças a apoio de voluntários e parceiros – Omar Freitas / Agencia RBS

Eduarda Bueno Moro, 15 anos, de Passo Fundo, também considera que a doença a transformou. A jovem está curada há cinco anos de uma Leucemia e conta que passou a se importar mais com o outro e a olhar menos para si.

– Perdi meu cabelo cinco vezes e me dei conta que não era a única que tinha problemas. Mudei para melhor, antes eu só me importava comigo – admite.

Evento ocorreu neste domingo, no Iate Clube Guaíba – Omar Freitas / Agencia RBS

Para a garota, a melhor parte da comemoração dos 15 anos tem sido a integração com as outras meninas e a troca de experiências e histórias entre jovens vencedoras:

– Eu sempre sonhei em viver um dia assim, e tudo está sendo muito especial. Cada momento. Essa é uma festa para comemorar a vida, é tudo muito incrível – admitiu a jovem horas antes da festa, quando usava um roupão cor de rosa com o nome bordado nas costas.

As atividades de comemorações também contaram com uma viagem a Gramado, no feriado de 20 de Setembro, quando as meninas ficaram hospedadas em um hotel e realizaram diversos passeios.

Ação integra a campanha Setembro Dourado – Omar Freitas / Agencia RBS

Dionathan conta que a ideia da festa começou a partir de um book fotográfico até virar uma festa, feita com ajuda de parcerias e outros voluntários como ele.

– A gente consegue tirar elas daquele momento de dor e sofrimento para que elas vivam um sonho.

A diretora de Recursos Humanos do ICI, Maria da Graça Costi, afirma que a experiência agrega autoestima e resgata a feminilidade das meninas:

– É lindo ver elas tendo aquela expectativa do sonho e olhando a vida com uma perspectiva positiva. Nem todas têm condições de ter uma festa como essa, é um momento bem simbólico.

Quem são as 13 debutantes:
Caroline Fonseca, de Canguçu
Débora Caroline Barros, de Sapiranga
Djuliane Cristine Evangelista, de Ijuí
Eduarda Bueno Moro, de Passo Fundo
Julia Daniele Dutra, de Montenegro
Julia Souza Fão, de Porto Alegre
Laura Soares dos Passos, de Porto Alegre
Luisi Caroline Beco Jardim, de Alvorada
Maira Cristina Trindade, de Porto Alegre
Maria Eduarda Oliveira, de Tramandaí
Sarah Marques de Moura, de Porto Alegre
Stefanie Fonseca Silveira, de Porto Alegre
Taíssa Oliveira Vasconcelos, de Porto Alegre

Confira a reportagem do G1:

https://globoplay.globo.com/v/7961125

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *