COMUNICADO

Missa de Sétimo dia

Os familiares do nosso querido Edu Ricardo Beltrame convidam para missa de Sétimo dia, a cerimônia ocorrerá hoje às 18 horas na Paróquia São Vicente Mártir, a igreja é localizada na Rua Victor Silva, 186, bairro Camaquã, Porto Alegre.

COMUNICADO

Nota de Falecimento

Nota de Falecimento! Lamentamos informar o falecimento do nosso amigo, associado e Velejador, Comandante Edu Ricardo Beltrame, com cerimônia de despedida no Crematório Ângelus e encerramento previsto pras 13 horas.

REGATAS

Instrução de Regata – Limpa Trapiche 07/11/21

  REGATA LIMPA TRAPICHE – 2021 Circuito Interno de Regatas – ICG   1 – Data/horário: 07/11/2021 – Domingo – Início do procedimento de partida as 14hs.   2 – Classes:  ODay 23. Van de Stadt Cal 9.2 Muller 315 Scorpio 26 Cruzeiro 20 – até 20,0 pés Cruzeiro 23 – de 20,1 a 23 pés Cruzeiro 25 – de 23,1 a 25,1 pés Cruzeiro 26 – de 25,2 a 27,8 pés Cruzeiro 30 – de 27,9 a 31,0 pés Cruzeiro 35 – de 31,1 a 35,0 pés Cruzeiro 40 – de 35,1 a 42,0 pés Força Livre  Multi-Casco   3 – Inscrições: As inscrições para a regata serão aceitas na Secretaria Esportiva do Iate Clube Guaíba e gratuitas até as 12:00hs do dia 07/11/2021.   4 – Regras:  Fica PROIBIDO ligar ou manter ligado o motor após o sinal de PREPARAÇÃO (4′). Serão utilizadas as regras da ISAF 2021/2024, regras da Fevers 2021 e o presente IR. Barcos acima de 42 pés, barcos que tenham sido medidos na ORC e IRC  em 2020, em 2021, deverão se inscrever na categoria Força Livre.  Será permitido o uso de Vela Balão, Balão assimétrico e Gennaker para todas as classes. Caso após decorrida 3horas de regata e nenhum veleiro ter chegado a CR dará por anulada a regata. Se um veleiro chega no prazo máximo de 3 horas o prazo para os demais competidores finalizarem a regata será estendido por mais 20 minutos. Nenhum sinal de atenção será dado após as 15:30hs. Caso haja protesto, o mesmo deverá ser entregue na secretaria esportiva do Iate Clube Guaíba no prazo máximo de 1 hora após a CR chegar em terra. Os protestos serão julgados no mesmo dia ou na quarta feira seguinte ao dia do evento as 19:30hs.   5 – Confraternização: Salshipão ao final da regata.    6 – Comunicação: O canal de rádio para o evento será o 71, podendo ser usado o canal 14 caso haja algum problema no canal 71.   7 – Sinalização de Partida: Simultânea para todas as categorias.    8 – Procedimento de Largada: – SOBE Bandeira LARANJA – 5 minutos ANTES do inicio do procedimento de largada. – SOBE Bandeira CRUZEIRO (Amarela) faltando 5 minutos para a largada. – SOBE Bandeira PAPA faltando 4 minutos para a largada.  – DESCE Bandeira PAPA faltando 1minuto para a largada,  – DESCE Bandeira CRUZEIRO ( AMARELA) – LARGADA   A Comissão de Regatas poderá fazer uma contagem regressiva com bandeiras brancas e sem sinal sonoro a seu critério. Avisaremos pelo rádio. Favor não ocupar o canal 71 durante o procedimento de largada.   8 – Desistências: Em caso de desistência do veleiro é obrigatória a sua comunicação para a CR, pessoalmente ou por terceiros, no primeiro momento possível. A falta desta comunicação implicará na desclassificação do veleiro desistente, sem o mesmo poder descartar essa regata.    9 – Linha de largada: A linha de partida será determinada pelo alinhamento do mastro de sinais da Comissão de Regatas e uma boia Inflável VERMELHA fundeada nas proximidades do Iate Clube Guaíba.   10 – Percurso: Boia n°140 deixar por BE, Boia nº142 deixar por BE, Boia VERMELHA por BE (Na área de largada, perto da CR) Boia n°140 deixar por BE, Boia nº142 deixar por BE,   11 – Linha de Chegada: A linha de chegada será determinada pelo alinhamento do mastro de sinais da Comissão de Regatas e uma boia Inflável VERMELHA fundeada nas proximidades do Iate Clube Guaíba.  

EVENTOS, EVENTOS ICG

Janta dos Comandantes

Com imenso prazer comunicamos a retomada dos encontros das quartas-feiras, no último 13/10 tivemos o amigo Paulão como responsável pelo cardápio, foi servido um delicioso carreteiro de charque acompanhado de feijão e salada. Na próxima quarta-feira nosso Vice-Comodoro Administrativo, Roberto Araújo, será o responsável por fazer uma galinha caipira acompanhado de polenta, o evento é aberto a todos associados do clube, para maiores informações procure nossa secretaria administrativa. 

REGATAS

Resultado Regata Limpa Trapiche Victor Guglielmi – 03/10/2021

Resultado da Regata Limpa Trapiche Vitor Guglielmi – 03/10/2021 Nossa regata contou com bastante vento e também com ausência dele, muitos comandantes surpreenderam com excelente desempenho, o clima de confraternização e camaradagem completaram o Domingo. As fotos do Evento já estão em nossa galeria no site do ICG ! Classificação Classe Nome do Barco Comandante Hora Geral Cat. 1 1 CRUZ35 GRANDE HERCULES RODRIGO GARCIAS 15 3 0 2 1 FORÇA LIVRE O.ZETTA RODRIGO ZETTERMANN 15 3 35 3 2 FORÇA LIVRE JULIETA OLAVO SIQUEIRA 15 13 55 4 2 CRUZ35 BUCANERA MARSAL 15 16 48 5 1 VAN DE STADT ACALANTHO LUIZ ALBERTO 15 17 33 6 1 CRUZ23 URSO DANIEL ALVES DE ANDRADE 15 17 39 7 1 CRUZ26 KALLIOPE ALBERTO MEIRELES 15 17 48 8 2 CRUZ26 GALILEO PEDRO QUEIROZ 15 19 25 9 1 ODAY23 PAWE ELISEU MORAES 15 19 50 10 1 MULLER315 FLEX ALEXANDRE FLEX 15 20 40 11 2 VAN DE STADT MELODIA FÁBIO DONADEL 15 21 0 12 2 ODAY23 TIO II EDUARDO ABELIN 15 21 7 13 3 ODAY23 ZEN LUCAS LORENZ 15 21 52 14 3 VAN DE STADT GUAPORE PEDRO CRUZ 15 21 59 15 1 CRUZ30 ALELUIA VOLNEI LIMA 15 22 11 16 1 CRUZ25 SOUL MAIQUEL TIDRA 15 23 20 17 2 MULLER315 ANEQUIM EDUARDO LEINDECKER 15 23 42 18 1 SCORPIO26 FIAPO JULIO HUWE 15 24 43 19 4 VAN DE STADT AGUA RASA 2 LUIZ FERNANDO HOFFMANN 15 24 50 20 5 VAN DE STADT POMERANO CARLOS LICKS 15 24 55 21 1 CAL9.2 GRAFITTI DANILO CORTE REAL 15 26 9 22 4 ODAY 23 TROCADERO MARCO ROTTA 15 26 30 23 2 CRUZ30 VIRTUS ALEXANDRE CAMARA 15 29 0 24 CRUZ25 VENTUN2 PEDRO FISCHER D N F 24 SCORPIO26 ALABAMA ROGÉRIO COSTA D N F 24 CRUZ20 PLENITUDE CARLOS SILVA D N F 24 CRUZ25 TORA LUIS BITTENCOURT D N F 24 ODAY23 SUPEREGO LUCIANO MALLMANN D N F

NOTÍCIAS, RESULTADO

Veleiro Entre Polos Campeão da Refeno 2021

  Troféu para o Iate Clube Guaíba na 32ª Refeno! O Veleiro Entre Polos sagrou-se campeão na Classe Aço! Parabéns aos nossos Associados Cleusa e Ademir Miranda, o Gigante, e sua tripulação! Com um tempo de 45:41:11 o Veleiro completou a regata com 9 tripulantes sendo nosso Associado Ademir Miranda, o Gigante, Cleusa Miranda, Maurício Miotto, ex aluno do ICG, Maurício Vasques e mais 5 bravos companheiros.

REGATAS

Instrução de Regata Limpa Trapiche

                IATE CLUBE GUAÍBA   REGATA VITOR GUGLIELME – 2021 Circuito Interno de Regatas – ICG     1 – Data/horário: 03/10/2021 – Domingo – Início do procedimento de partida as 14hs.   2 – Classes: ODay 23. Van de Stadt Cal 9.2 Muller 315 Scorpio 26 Cruzeiro 20 – até 20,0 pés Cruzeiro 23 – de 20,1 a 23 pés Cruzeiro 25 – de 23,1 a 25,1 pés Cruzeiro 26 – de 25,2 a 27,8 pés Cruzeiro 30 – de 27,9 a 31,0 pés Cruzeiro 35 – de 31,1 a 35,0 pés Cruzeiro 40 – de 35,1 a 42,0 pés Força Livre Multi-Casco   3 – Inscrições: As inscrições para a regata serão aceitas na Secretaria Esportiva do Iate Clube Guaíba e gratuitas até as 12:00hs do dia 03/10/2021.   4 – Regras: Fica PROIBIDO ligar ou manter ligado o motor após o sinal de PREPARAÇÃO (4′). Serão utilizadas as regras da ISAF 2021/2024, regras da Fevers 2021 e o presente IR. Barcos acima de 42 pés, barcos que tenham sido medidos na ORC e IRC em 2020, em 2021, deverão se inscrever na categoria Força Livre. Será permitido o uso de Vela Balão, Balão assimétrico e Gennaker para todas as classes. Caso após decorrida 3horas de regata e nenhum veleiro ter chegado a CR dará por anulada a regata. Se um veleiro chega no prazo máximo de 3 horas o prazo para os demais competidores finalizarem a regata será estendido por mais 20 minutos. Nenhum sinal de atenção será dado após as 15:30hs. Caso haja protesto, o mesmo deverá ser entregue na secretaria esportiva do Iate Clube Guaíba no prazo máximo de 1 hora após a CR chegar em terra. Os protestos serão julgados no mesmo dia ou na quarta feira seguinte ao dia do evento as 19:30hs.       5 – Confraternização: Salshipão ao final da regata.   6 – Comunicação: O canal de rádio para o evento será o 71, podendo ser usado o canal 14 caso haja algum problema no canal 71.   7 – Sinalização de Partida: Simultânea para todas as categorias.   8 – Procedimento de Largada: – SOBE Bandeira LARANJA – 5 minutos ANTES do inicio do procedimento de largada. – SOBE Bandeira CRUZEIRO (Amarela) faltando 5 minutos para a largada. – SOBE Bandeira PAPA faltando 4 minutos para a largada. – DESCE Bandeira PAPA faltando 1minuto para a largada, – DESCE Bandeira CRUZEIRO ( AMARELA) – LARGADA   A Comissão de Regatas poderá fazer uma contagem regressiva com bandeiras brancas e sem sinal sonoro a seu critério. Avisaremos pelo rádio. Favor não ocupar o canal 71 durante o procedimento de largada.   8 – Desistências: Em caso de desistência do veleiro é obrigatória a sua comunicação para a CR, pessoalmente ou por terceiros, no primeiro momento possível. A falta desta comunicação implicará na desclassificação do veleiro desistente, sem o mesmo poder descartar essa regata.   9 – Linha de largada: A linha de partida será determinada pelo alinhamento do mastro de sinais da Comissão de Regatas e uma boia Inflável VERMELHA fundeada nas proximidades do Iate Clube Guaíba.   10 – Percurso: Boia n°140 deixar por BE, Boia nº142 deixar por BE, Boia VERMELHA por BE (Na área de largada, perto da CR) Boia n°140 deixar por BE, Boia nº142 deixar por BE,   11 – Linha de Chegada: A linha de chegada será determinada pelo alinhamento do mastro de sinais da Comissão de Regatas e uma boia Inflável VERMELHA fundeada nas proximidades do Iate Clube Guaíba.    

REGATAS

Regata Limpa Trapiche

SEGUNDA REGATA INTERNA LIMPA TRAPICHE!! Data: 03 de OUTUBRO de 2021 Hora: 14:00 Contamos com a participação de todos(as) Associados(as). Mais informações na secretaria esportiva do ICG.

NOTÍCIAS, REGATAS, RESULTADO

Participação do Veleiro Zetta na Seival

Participação Veleiro Zetta na Seival O Veleiro Zetta, do Comandante @zettermannrodrigo, representou nosso ICG na tradicional regata Seival, abaixo segue breve relato do Comandante: “A largada da Seival foi bem interessante, pois com o Guaíba vazando tínhamos um forte correnteza e um vento razoável. Mas na contagem dos 5 minutos para a largada o vento simplesmente morreu e ficamos basicamente dependendo da correnteza. Aproveitamos e largamos muito bem. O San Chico, nós, o Tempest e o Spin, esses últimos dois adversários diretos na ORC B. Fizemos a raia do Beira-Rio até a marca 134 atrás deles, mas acompanhando de perto. No trecho seguinte, até a Ponta Grossa, fomos ganhando orça e passamos os dois. Dali em diante deixamos os dois para trás, brigando entre eles, fomos nos distanciando. Até Itapuã nosso foco era abrir tempo sobre os demais adversários da classe: Kamikaze, Tempest, Spin e S tand by Me. E de certa forma não deixar o C30 o HPE 30 e o San Chico Escaparem na frente. Fomos o quinto barco a entrar na lagoa, quarto da ORC. Entre Itapoã e o farol do Barba Negra fomos ultrapassamos pelo Ponta Firme (HPE 30). Fizemos o farol e começamos o maior desafio da regata: O contravento até o farol das deserta. Vento forte na cara e cambadas sem muita progressão para a marca não eram desafio bastante, aí entrou uma porranca com ventos que chegavam a 47kts segundo relatos e muita chuva pesada. Seguimos nesse ambiente durante uma meia hora. Já nos aproximávamos do Ponta Firme, de repente o backstay não aguentou e rompeu o cabo de 8mm em spectra, resolvemos então rizar a vela grande. Conseguimos refazer o backstay, mas nisso a buja arrancou o reforço de inox da canaleta e a buja foi para a água, aí baixamos as velas para evitar consequências piores. Ela embolsava o vento e adernava o barco colocando a borda toda n’agua. A chuva permanecia forte assim como as rajadas de vento. Ficamos à deriva por  quase 1h. Avaliamos as avarias e acabamos por abandonar a regata. Uma pena pois estávamos mu ito bem posicionados. O que no tempo corrigido poderia nos dar um resultado espetacular, visto que todos os barcos a nossa frente tem uma medição muito mais baixa do que a nossa, e assim nos pagam bastante tempo. Com relação a ORC B estávamos a frente de todos os outros barcos, voltamos então para Itapuã não sem antes enfrentar uma pane seca. Então voltamos só com a vela grande rizada e ventos que não davam muito folga na entrada de Itapuã, no canal do junco, mais uma situação bem crítica, com um trav és de rajadas bem intensas. Fomos assim até o través da ilha das pombas. A partir daí o vento começou a dar trégua até a Ponta Grossa, quando o vento simplesmente morreu. Isso já eram 2:30h. Dali em diante foi tentar achar alguma brisa ou um veleiro que estivesse fora da regata para pedir um reboque, o Veleiro Galo Cinza a partir de Ipanema nos ajudou mesmo com pouco combustível a chegar até o Jangadeiros. Ali encerrou nossa Seival. Segundo o Comodoro Cícero do Veleiros do Sul no seu discurso de entregas de prêmios mencionou que esta Seival talvez tenha sido a segunda edição mais difícil da história. O Tempest, barco que ele timoneiro teve o mastro quebrado durante a tempestade na lagoa! O curioso é que para ele a mais difícil de todas foi a edição de 1983 se não estou enganado quando um preso fugiu da ilha do presídio. Naquela edição somente um barco completou a prova, o Icônico Five Star, que na época era do Cmte Naná de Pelotas. Para todos nós a 50a Seival foi mais um grande aprendizado. A vitória passou perto. Vamos tentar buscá-la no próximo ano.” Parabéns a toda tripulação do Zeta: Cmte Ricardo e Matheus Zettermann, Cmte Gustavo Fernandes, Cmte Márcio Coutinho. Cmte Raul Fernandes, Leonardo Fernandes.

Fale com o ICG
Enviar via WhatsApp
Rolar para cima