BOAS FESTAS!
Desejamos que cada casa se transforme em um lar, onde a paz, o amor e o sentimento de renovação possam transformar vidas. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
Desejamos que cada casa se transforme em um lar, onde a paz, o amor e o sentimento de renovação possam transformar vidas. Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
O Iate Clube Guaíba agradece ao Veleiros do Sul pelo resgate da embarcação pertencente ao ICG na tarde do último sábado, 19/12. Nosso reconhecimento a toda a equipe envolvida.
O ICG comunica a todos que não haverá expediente nas seguintes datas: NATAL DIA 24/12/2020 e 25/12/2020 NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE – ANO NOVO DIA 31/12/2020 e 01/01/2021 NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE
Em razão do avanço da pandemia, estaremos em recesso dos dias 24/12 (quinta-feira) a 04/01 (segunda-feira). Retornamos às atividades no dia 05/01 (terça-feira). Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, com muita Saúde e Paz.
Neste artigo separamos dicas muito valiosas para você ancorar o barco corretamente e evitar que erros sejam cometidos neste processo tão importante. Separamos dentre as inúmeras dicas existentes as mais úteis e que vão te ajudar mais nesse momento! Comece parando a embarcação. O primeiro passo para ancorar o barco é parar a embarcação sobre o local onde você deseja que ele seja ancorado. Após encontrar a posição ideal, recomendamos que você solte a âncora junto do cabo e lentamente saia para trás de ré enquanto o cabo ou corrente vai saindo do seu respectivo paiol. Entendendo a relação cabo/profundidade É importante que você saiba bem sobre a relação cabo/profundidade, esse fator pode afetar muito a posição que seu barco ficará após o mesmo ser ancorado. O melhor jeito de dominar esse fator é ter conhecimento sobre o fundo de onde você está navegando, entretanto, para não ter problemas, você pode fazer um cálculo bem rápido e fácil. Para cada metro de profundidade, de 8 metros de cabo. Verifique se a âncora está bem presa Após ter dado a quantidade necessária de cabo, como ensinamos no passo anterior, prenda o cabo provisoriamente. Após ele estar bem esticado, verifique se a âncora está bem presa no fundo, uma expressão muito popular denomina o ato dela estar presa, “unhou”, portanto, verifique se a âncora “unhou”. Um modo muito fácil de fazer ela se prender bem é dar um pouco de ré, porém, tome cuidado para que ela não se solte do fundo. Esteja sempre atento Após ter total certeza de que a âncora está presa de uma forma bem segura, prenda o cabo definitivamente, através do passa-cabos. Isso vai evitar que você tenha problemas em seu convés, com ele enroscando. Você pode utilizar o GPS ou pontos fixos na paisagem para analisar se o seu barco está se movimentando, caso seu GPS tenha alarme, ative-o, isso pode prevenir muitos problemas e eventuais sustos. Caso algo saia do normal, você vai ficar sabendo antes. Fonte: rionautica
O reboque náutico proporciona liberdade e economia para quem gosta de navegar os mares ou simplesmente curtir uma pescaria. Com alguns cuidados básicos você pode transportar seu barco na estrada com total segurança. DICAS Remova os estofamentos soltos do barco. No decorrer da viagem, a presença de vento pode ocasionar em bancos voando pelo caminho; Esvazie os tanques de água e combustível do barco para diminuir o peso do reboque; Certifique-se que a proa e a popa do seu barco estão bem amarradas à carretinha; Carregue sempre o pneu de estepe adequado para o seu reboque, lembrando que o pneu da carretinha pode ser diferente do estepe do seu veículo; Lubrifique regularmente o mecanismo que prende a ponteira do reboque ao engate do carro; Confira a situação dos rolamentos das rodas do seu reboque. O ideal é realizar a troca dos rolamentos no máximo anualmente, evitando que as rodas da carreta se soltem. As condições de lubrificação devem ser verificadas a cada viagem; a entrada de água no cubo certamente irá condenar a lubrificação, podendo ocasionar travamento por superaquecimento. Faça um check up do seu automóvel e do seu reboque. Ao dirigir, lembre-se que você está trafegando com o equivalente a dois veículos, algumas precauções são aconselhadas. Garanta sempre o dobro do espaço ao parar, estacionar e ultrapassar. Planeje antecipadamente as manobras e, na dúvida, não ultrapasse. E lembre-se. Veículos com reboque tem limite de velocidade em 80 Km/h. Fonte: http://famit.com.br/
O termo tartaruga pode ser usado para qualquer espécie de quelônio, mas, biologicamente falando, as tartarugas são apenas as espécies aquáticas, sejam marinhas ou de água doce. Os que ficam somente em ambientes terrestres chamamos de Jabuti. Já os Cágados são quelônios de água doce. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta. As semelhanças entre as tartarugas e os cágados são tantas que muitas vezes é fácil confundir os dois. É o caso da tartaruga-do-amazonas, por exemplo, que, morfologicamente, trata-se de um cágado, mas leva tartaruga no nome comum. Por serem animais ovíparos, as fêmeas procuram um lugar para depositar os seus ovos. O número de ovos varia de espécie para espécie. Os ovos são depositados em ninhos cavados no solo ou areia. A determinação do sexo pode ser genética ou pela temperatura de incubação do local onde os ovos foram colocados. Temperaturas mais altas determinam o surgimento de indivíduos do sexo feminino. O Iate Clube é lar de diversas tartarugas, que estão desovando nessa época do ano. Por isso, pedimos um cuidado redobrado ao caminhar ou dirigir nas dependências do clube.
Não conte com a sorte! Esteja sempre com a manutenção em dia, assim como as revisões periódicas. Jamais saia para navegar se suspeitar de algo errado com sua embarcação. Separamos alguns ítens que você precisa conferir antes de navegar! Motor Verifique o nível de óleo lubrificante e da água com fluido do radiador e complete o necessário. Ligue os motores e verifique que os engates de frente e ré estejam funcionando adequadamente e sem ruídos incomuns. Verifique as correias do motor e da bomba da água se estão íntegras e sem trincos ou ressecamento. Verifique as mangueiras, se estiverem muito dilatadas, flácidas ao apalpamento ou apresentando trincas de ressecamento externo deverão ser substituídas. Teste suas bombas de água verificando o nível de aquecimento dos motores. Caso haja alguma suspeita de que um motor está trabalhando mais aquecido que o outro, verifique se o rotor de borracha não tem alguma das palhetas rompida ou quebrada, retirando a tampa traseira da bomba e visualizando o estado do motor. Verifique se o copo inferior do seu filtro racor apresenta sujeira ou água. Caso haja, drene o copo pelo registro inferior até sair somente óleo limpo. Verifique as conexões do tanque com os filtros racor e motor para detectar qualquer vazamento de combustível ou abraçadeira solta, o que pode provocar entrada de ar falsa que deteriora o motor. Elétrica Verifique se as suas baterias estão em bom estado, com os terminais limpos e sem zinabre, e também se estão bem carregadas. Tenha sempre dois circuitos separados, um para a partida e outro para serviço. Sempre que parar ou ancorar, desligue o circuito dos motores, para que tenha sempre uma bateria com carga para a partida. Verifique seus instrumentos de painel, luzes de navegação, rádios e outros eletrônicos que tiver instalados para se certificar com o que poderá contar quando estiver navegando. Teste o funcionamento de suas bombas de porão, pois elas são os alarmes para todos os problemas de alagamento da casa de máquinas. Eixos e lemes Verifique se o selo mecânico ou gaxeta dos eixos e lemes estão com vazamentos, caso esteja vazando, solte a abraçadeira e aumente a pressão entre as duas partes até parar. No caso de gaxeta, solte a contraporca e aperte a porca principal até o vazamento ser reduzido a algumas gotas por minuto. Garanta que seu bujão de drenagem esteja devidamente apertado. E não se esqueça! Segurança em primeiro lugar. Suspeitando de algo errado, não saia para navegar. Precisando de ajuda o clube oferece uma área de manutenção para os seus associados. Segue o link dos contato. Contatos Área de manutenção – AQUI https://iateclubeguaiba.com.br/servicos Boa Navegada! Fonte: Marina Imperial
A Comodoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e associados do Iate Clube Guaíba lamentam informar o falecimento da Senhora, Ivonne Tagliari Opitz, mãe do nosso Presidente do Conselho Deliberativo, Mario Opitz (Marião), ocorrido no dia 30 de Novembro de 2020, aos 92 (noventa e dois) anos. Os Dias 30 de Novembro e 01 e 02 de Dezembro de 2020, são considerados dias de Luto aqui no Iate Clube Guaíba, em razão do passamento da Senhora Ivonne Tagliari Opitz. Nossos mais profundos sentimentos, à família e aos amigos, que estão de luto.
Agora que o verão está chegando, temos que nos conscientizar. Pegar sol demais envelhece a pele e pode causar câncer, porém a exposição adequada é muito benéfica para a saúde. ⠀ A luz do sol melhora nosso humor, fazendo as pessoas se sentirem mais felizes, tranquilas e focadas, aprimorando as funções cognitivas do organismo. ⠀ Os raios solares são uma ótima fonte de vitamina D, que aumenta nosso sistema imunológico, ajudando no combate contra doenças, dor, estresse e ansiedade ⠀ Dependendo da idade, cor da pele, horário do dia e localização geográfica, varia muito a quantidade exata por pessoa, porém o ideal pegar sol por volta de 15 minutos por dia para garantir todos seus benefícios, porém usando sempre filtro solar. ⠀