Confira 4 dicas essenciais para você ancorar o barco corretamente

Neste artigo separamos dicas muito valiosas para você ancorar o barco corretamente e evitar que erros sejam cometidos neste processo tão importante. Separamos dentre as inúmeras dicas existentes as mais úteis e que vão te ajudar mais nesse momento! 

  1. Comece parando a embarcação.

O primeiro passo para ancorar o barco é parar a embarcação sobre o local onde você deseja que ele seja ancorado. Após encontrar a posição ideal, recomendamos que você solte a âncora junto do cabo e lentamente saia para trás de ré enquanto o cabo ou corrente vai saindo do seu respectivo paiol.

  1. Entendendo a relação cabo/profundidade

É importante que você saiba bem sobre a relação cabo/profundidade, esse fator pode afetar muito a posição que seu barco ficará após o mesmo ser ancorado. O melhor jeito de dominar esse fator é ter conhecimento sobre o fundo de onde você está navegando, entretanto, para não ter problemas, você pode fazer um cálculo bem rápido e fácil. Para cada metro de profundidade, de 8 metros de cabo.

  1. Verifique se a âncora está bem presa

Após ter dado a quantidade necessária de cabo, como ensinamos no passo anterior, prenda o cabo provisoriamente. Após ele estar bem esticado, verifique se a âncora está bem presa no fundo, uma expressão muito popular denomina o ato dela estar presa, “unhou”, portanto, verifique se a âncora “unhou”. Um modo muito fácil de fazer ela se prender bem é dar um pouco de ré, porém, tome cuidado para que ela não se solte do fundo.

  1. Esteja sempre atento

Após ter total certeza de que a âncora está presa de uma forma bem segura, prenda o cabo definitivamente, através do passa-cabos. Isso vai evitar que você tenha problemas em seu convés, com ele enroscando. Você pode utilizar o GPS ou pontos fixos na paisagem para analisar se o seu barco está se movimentando, caso seu GPS tenha alarme, ative-o, isso pode prevenir muitos problemas e eventuais sustos. Caso algo saia do normal, você vai ficar sabendo antes.

Fonte: rionautica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *