ÉPOCA DE DESOVA

O termo tartaruga pode ser usado para qualquer espécie de quelônio, mas, biologicamente falando, as tartarugas são apenas as espécies aquáticas, sejam marinhas ou de água doce. Os que ficam somente em ambientes terrestres chamamos de Jabuti. Já os Cágados são quelônios de água doce. Existem cerca de 260 espécies de quelônios no planeta.

As semelhanças entre as tartarugas e os cágados são tantas que muitas vezes é fácil confundir os dois. É o caso da tartaruga-do-amazonas, por exemplo, que, morfologicamente, trata-se de um cágado, mas leva tartaruga no nome comum.

Por serem animais ovíparos, as fêmeas procuram um lugar para depositar os seus ovos. O número de ovos varia de espécie para espécie. Os ovos são depositados em ninhos cavados no solo ou areia. A determinação do sexo pode ser genética ou pela temperatura de incubação do local onde os ovos foram colocados. Temperaturas mais altas determinam o surgimento de indivíduos do sexo feminino.

O Iate Clube é lar de diversas tartarugas, que estão desovando nessa época do ano. Por isso, pedimos um cuidado redobrado ao caminhar ou dirigir nas dependências do clube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *