Nossa Senhora dos Navegantes

 

Ontem (02/Fev) foi Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado municipal em Porto Alegre, cidade da qual esta santa é considerada padroeira.

Nesta data, realiza-se uma procissão na capital gaúcha que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao porto de Pelotas.

No Brasil, essa celebração foi influenciada pelos navegadores portugueses e espanhóis. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares, protegidas das tempestades e demais perigos que o mar ofereciam.

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus. Uma das denominações de Maria é o de “Estrela do Mar”, que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.

Neste mesmo dia é celebrada a festa do orixá Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar”. Iemanjá, ou Yemanya, é um orixá africano feminino, divindade da fertilidade originalmente associada como padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros, que faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.

#icgétudodebom #iateclubeguaiba #iateclube #iate #clubenautico #nautica #clubenauticoemportoalegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *